sábado, 12 de abril de 2014

Tinta de caneta pode causar câncer?




11/04/2014 | 21:46
 


Qual criança no mundo nunca foi repreendida por desenhar na pele com canetas esferográficas? Quem nunca ouviu a mãe dizer para ter cuidado, porque isso poderia causar câncer? Aposta que, uma hora ou outra você também já passou por isso, não é mesmo? 

Se você cresceu se perguntando se esse papo poderia ser ou não um mito, temos uma surpresa para você: os componetes da tinta das canetas podem sim ser cancerígenos! 
 

Mas calma, um câncer com essas origens não são causados com essa facilidade toda que sua mãe falava! Na verdade, as substâncias nocivas para o organismo precisam ter um contato maior com o DNA humano (ou de outros animais) para começar a fazer mal.

Um dos principais vilões dessa história é a Violeta de Metila, uma das substâncias presentes em mais abundância nos corentes usados nas esferográficas para dar tons mais profundos, especialmente no caso das tintas azuis. Esse componente tem grande habilidade de se ligar ao DNA e, por esse fator, é muito utilizada em ciências biomédicas, onde são usadas para ensaios de viabilidade celular. 
 
Essa ligação, no entanto, pode causar rupturas no processo de replicação do DNA, podendo levar o indivíduo a desenvolver câncer ou outras mutações celulares nada saudáveis.
 
 

24 comentários:

  1. obrigado agora n escrevo mas o gabarito das provas na minha mão para discutir com os colegas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd tambem escrevia na mao agora tenho medo da câncer

      Excluir
    2. Você leu o artigo? Tá escrito nele, que a tinta precisa de um contato maior com o DNA humano para fazer mal. Apenas escrever na mão não pega nada uai.

      Excluir
    3. e se a tinta não sair da pele?

      Excluir
  2. Eu tenho mania de fazer tatuagens com caneta...

    ResponderExcluir
  3. Nunca mais vou escrever na minha mão com caneta .

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho câncer da pele eu tenho uma tatuagem de caneta na pele ir até agora nada acontecer

    ResponderExcluir
  5. Eu fazia tatuagem com caneta, agora que eu vir que a tinta da caneta é cancerígeno não vou desenhar coisas na minha pele com tinta de caneta

    ResponderExcluir
  6. eu faço tattos na minha mão com canetinha , mas não aquelas de escola , aquelas permanentes , elas fazem mal também ?

    ResponderExcluir
  7. Eu usei tinta de caneta no meu rosto estou com medo

    ResponderExcluir
  8. Canetinha hidrográfica tem problema? É se tiver tem como causar câncer?

    ResponderExcluir
  9. Deu ruim então, eu tenho mania de esquecer as coisas, e para lembrar eu anoto no meu braço com caneta, faço isso tem um bom tempo.

    ResponderExcluir
  10. Eu risquei meu pe com caneta de cd e depois de alguns dias ficou vermelha a pele, criando uma mancha que está crescendo. Tenho certeza que é câncer de pele benigno. O pior não é isso, o pior é apanhar da minha mãe.

    ResponderExcluir
  11. Eu fazia,mas,depois de ler isso,nao vou fazer mais

    ResponderExcluir
  12. Quais são os sintomas do câncer q a tinta da caneta causa ????? Pvr me respondem...

    ResponderExcluir