sábado, 12 de abril de 2014

6 erros mentais comuns




11/04/2014 | 19:21
 


Da mesma forma que todo mundo tem manias, fobias, desejos e traumas, todos temos certas falhas comuns na nossa racionalidade analítica. Apesar de serem coisas frequentes, hereditárias e talvez até mesmo genéticas, essas crenças que contrariam a argumentação lógica podem ser percebidas em pessoas de várias idades e do mundo todo, independente da época, o que nos leva à conclusão de que são parte integrante da psiquê humana. Sem mais enrolação, vamos à lista pra você saber do que eu estou falando:

1 - Falácia do jogador
Consiste em acreditar que eventos futuros serão alterados de acordo com eventos anteriores, mesmo que aleatórios. O que isso significa na prática? Que se você girar uma moeda pro alto e conseguir 3 caras, é muito provável que seu cérebro, falaciosamente, faça-lhe concluir que a "lógica" é que a próxima jogada seja uma coroa. Mas não faz sentido, pois todas vez que se joga uma moeda a chance é de 50% para cada lado, independente do resultado anterior. Essa é uma artimanha que os bons jogadores de apostas dominam e os inexperientes costumam seguir.




2 - Ilusão do controle
Da mesma forma que o item 1, essa falha consiste na fé do "pra dar sorte", como assoprar dados antes de jogar, dar um beijo no crucifixo antes de uma partida ou até ter uma "ficha da sorte" no poker ou usar uma determinada camisa especial para assistir os jogos do time, só pra citar alguns exemplos. Existem pessoas que levam esse tipo de costume tão a sério que criam verdadeiros rituais antes de alguma aposta, o que só demonstra os resquícios das crenças de nossos antepassados, que acreditavam em poderes mágicos, psíquicos e outras formas de controle do acaso, hoje tidos pela ciência como charlatonismo.




3 - Efeito placebo
Essa é famosa e você com certeza já ouviu falar, pois existem diversos testes que a comprovam. O placebo é o remédio falso (por exemplo, uma aspirina de farinha, sem remédio) que, dado a uma pessoa com um problema real, funciona como se não fosse falso. Além de mostrar que a mente domina o corpo de uma forma que a ciência ainda não é capaz de explicar, o fenômeno é responsável por auto-curas em doenças inexplicáveis, como cânceres e tumores cerebrais, e deixa margens para todo tipo de interpretação mística a respeito de doutores pouco convencionais, que operam com as mãos, espíritos ou magnetismo, entre outros.




4 - Pareidolia
O ato de ver caras ou significados em coisas que não os contém, e crer piamente nisso. Os exemplos são a face de santos nas nuvens, mensagens diabólicas num pão ou até alienígenas e seres voadores numa noite de estrelas. Inclusive, esse é um tipo de coisa tão comum que o famoso teste de Rorschach trabalha com ele: ao mostrar imagens sem significado e obter a interpretação do paciente, é possível saber qual é sua linha de pensamento, pois o que notar nas imagens só é um reflexo de sua própria consciência.



O quê você vê nessa imagem?


5 - Efeito halo
Um nome bonito para a palavra estereótipo, mas que age mais a fundo. É a crença de que determinados tipos de pessoas apresentarão comportamentos parecidos só por terem algo em comum. Por exemplo: todos os artistas de cinema são bonitos e inteligentes, ou todo político é corrupto, ou toda loira é burra, ou todo técnico de computador é esperto. Nenhum deles está certo, e é o mesmo que tentar julgar alguém por sua roupa; é impossível fazer um análise séria de forma tão superficial sendo que não se sabe as individualidades de cada um e o contexto em que o caso está inserido.



Todo presidente dos EUA tem um pacto com Sauron


6 - Desconto hiperbólico ou gratificação instantânea
É o fato da mente sempre preferir recompensas a curto prazo, mesmo que isso lhe faça perder algo. Por exemplo, se eu lhe perguntar se você quer R$50,00 agora ou R$200,00 daqui a dois anos, qual será sua resposta? Provavelmente a do benefício rápido, o que explica porque muitas pessoas preferem comprar algo com inúmeras parcelas e pagando mais ao invés de esperar. Seja por questão evolutiva ou ansiedade mesmo, essa falta de pensamento a longo prazo muitas vezes tem consequências fortes nas escolhas que fazemos durante nossa vida, e poucas pessoas percebem que age dessa forma.



Mas se você ligar A-GO-RA vai ganhar um brinde surpresa imperdível, vai deixar essa passar mesmo?
FONTE
Super Interessante


Nenhum comentário:

Postar um comentário