domingo, 20 de abril de 2014

7 coisas que você não sabe sobre sua mente


Entenda você mesmo um pouco melhor

 


Nossa mente é um território desconhecido e infinito, tão cheio de segredos e regras secretas quanto o espaço sideral ou o mundo das céulas. Por sorte, a Psicologia, Psiquiatria, Sociologia, Antropologia e outras escolas relacionadas ao estudo comportamental humano têm evoluído e testado inúmeros conceitos ao longo das últimas décadas, o que nos trouxe resultados supreendentes sobre o nosso próprio modo de funcionamento. Afinal, quem jamais achou que a melhor forma de ser feliz seria mantendo nossos planos pra nós mesmos e nos desapegando dos bens materiais?

...Bom, na verdade um monte de gente já disse isso, mas aqui vão alguns fatos científicos pra comprovar:
1 - De acordo com estudos, quando revelamos nossos planos de vida pra alguém, a probablidade é que nos desmotivemos e que esses planos não aconteçam. Tende-se a criar uma expectativa e pressão que pode negativar a fluidez do objetivo, em especial ao compartilhar ideias que só podem ser concretizadas a longo prazo. Isso porque, apesar do apoio, as cobranças e metas anunciadas podem se tornar um fardo após uma falha numa primeira tentativa, e passar por isso falha publicamente pode ser negativo para a auto-estima e acabar prejudicando a disciplina pessoal.




2 - Nossa mente "reescreve" diálogos e informações entediantes importantes para que pareçam mais interessantes, o que nos ajuda a preservar a memória delas.



Em alguns casos, nem assim
3 - Existem mais de 400 fobias diferentes - isso só contando as conhecidas pela Psicologia, que é uma escola de estudo relativamente recente. Só cuidado pra não ficar com fobofobia depois de ler isso, que é a fobia de ter fobias.



E o medo de ter fobofobia, como chama?
4 - Suas músicas favoritas provavelmente não lhe agradam por suas letras ou melodia, mas porque lhe trazem memórias e associações boas de algum período ou experiência pela qual você passou.



Tá explicado como alguém consegue gostar disso
5 - O tipo de música que ouvimos afeta a maneira pela qual percebemos a realidade, assim como filmes, livros e seriados, por exemplo. Esse pode parecer óbvio, mas relembre fases diferentes da sua vida e perceba como a trilha sonora de cada uma delas criou "cenas de filme" pelas quais você entende as pessoas e situações. A música é capaz de refletir ou moldar nossas experiências pessoais - já pensou em usar ela pra esse propósito?



Esse aqui ficou indeciso entre reggae e metal gótico
6  -  De acordo com estudos, gastar dinheiro com outros traz mais felicidade do que gastar consigo mesmo.



Ajude o rapaz, olha como ele é sincero
7 - Também é afirmado que o dinheiro pode ser um problema ou atalho para a felicidade: gastá-lo em experiências, e não em objetos, tende a ser um facilitador para a alegria e para a vida "com significado", enquanto o contrário é o culpado pela comum insatisfação geral das pessoas que nascem, vivem e morrem ricas.



Ou você prefere um tênis novo?
FONTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário