sexta-feira, 11 de abril de 2014

Alguns mitos sobre bebida alcoólica



10/04/2014 | 14:40
 


Quando beber é o assunto, sejamos sinceros, ninguém sabe muito bem o que está fazendo. Afinal, de começo, beber é se intoxicar por vontade própria, então alguém que chega ao ponto de perder a consciência e apagar só estava, na verdade, procurando uma desculpa pra extravasar. Se você é desses que realmente bebe socialmente e tem controle, quase nada nessa lista vai ser muito útil, porque você não deve sofrer das temidas ressacas incuráveis. Agora se você é desses que literalmente mama na garrafa, meu amigo, esses conselhos podem salvar sua vida. Confira aqui 7 mitos sobre bebidas alcóolicas:


1 - Tomar aspirina antes de beber previne a ressaca

A aspirina foi por muitos anos comentada como um santo remédio, mas a verdade é que além de não tirar o álcool do seu organismo, ela faz com que sua sintetização seja mais lenta. Isso significa que se você acorda bem pela manhã depois de uma bebedeira e tomou uma aspirina, ou é porque deu sorte ou porque ainda está bêbado. E se essa manhã em questão é uma segunda-feira e você deixou aquele relatório da semana passada atrasado, nós dois sabemos que bêbado é a última coisa que você deveria estar numa manhã dessas.


2 - Beber antes de dormir ajuda

Em curto prazo, pode até ajudar, pois te faz ficar mais sonolento e devagar porque seu sangue está ocupado metabolizando o álcool. Entretanto, passadas algumas horas de sono, você vai acordar com aquela clássica queimação, dores de cabeça, pesadelos, roncos, suadeira...Pra quem tem apneia, então, deixar os músculos do palato ainda mais relaxados pode até mesmo chegar a ser fatal. Se é esse tipo de sono que você está procurando, existem métodos menos desconfortáveis.


3 - Café cura ressaca

Essa é clássica em todo escritório, mas na verdade o café meramente mascara os sintomas da ressaca. Como dito no início do texto, o álcool intoxica o sangue, e a única forma realmente eficaz de tirá-lo de lá é suando, hidratando-se e esperando. Por ser um estimulante (enquanto o álcool é depressivo), a mistura pode gerar desconfortos, pois o corpo ficar confuso e isso pode gerar dificuldades respiratórias e até arritmia leve.


4 - Beber aquece

A sensação de calor e vermelhidão causadas pelo álcool são resultado da dilatação dos vasos sanguíneos, que, quando se expandem, ficam mais próximos da superfície da pele. Dessa forma, se você estiver num ambiente gelado, além de estar aumentando a perda de calor de seus órgãos internos, vai estar "expondo" seu sangue pra congelar, ou seja: não se deixe enganar pelos sintomas, na verdade seu corpo está esfriando e vai piorar muito quando começar a sudorese.


5 - Deixa ele dormir que é melhor

Essa aqui pode até ser cômoda, mas a verdade é que nem sempre é o melhor tipo de ajuda. Se a pessoa tiver bebido tanto ao ponto de um coma ou semi-coma, o que não é incomum, pode ser que não consiga se levantar para vomitar. O resultado dessa proeza, quando a pessoa está virada de boca pra cima, é uma morte por engasgamento, como a que o querido guitarrista da foto acima sofreu. Se a pessoa tiver dormido mas estiver consciente não há problema, mas, pelo sim pelo não, é melhor ficar próximo de quem está mal e conferir se a pessoa está vomitando ou respirando de forma estranha, o que podem ser sinais ruins.



6 - Beber dá barriga

Agora uma notícia boa: a barriga de chopp e o chopp, na verdade, podem não ter nada a ver um com o outro. Note a palavra "podem", que é importante: a cerveja tem calorias e engorda, como qualquer outro líquido ou alimento, se consumida em excesso. Agora, num consumo não-diário e regrado, a cervejinha não faz mais mal do que outras coisas que consumimos com frequência, como carnes vermelhas, massas ou doces.



7 - Ressaca não tem cura

Pesquisadores britânicos descobriram que ao repor os aminoácidos necessários para as ligações entre neurônios, o mal estar e dor de cabeça podem passar com maior rapidez.  Esses aminoácidos vêm principalmente de carboidratos e proteínas, ou seja, comer um belo sanduíche com bacon após uma bebedeira pode acabar te ajudando. Além disso, cabe citar novamente que o pior mal do álcool é a desidratação que ele causa, então se houver ingestão de água antes, durante e depois da bebedeira, é muito provável que a ressaca seja muito menos mortífera. 

FONTE
Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário