quarta-feira, 9 de abril de 2014

Como as cores agem na publicidade




Você sabia que as cores usadas por cada marca não são acidentais? Existem estudos psicológicos diversos, realizados desde a década de 60, que avaliam a resposta dos consumidores e ideias que cada cor trazem quando associadas à uma marca ou tipo de serviço. Hoje sabendo dessas informações, todas as grandes empresas já passaram por intensas formulações até chegarem em suas logos atuais, sempre compactas e tendo as cores como um forte valor visual. Aqui um exemplo:



Então pra entender o que as marcas querem causar em você quando escolhem uma cor, vamos definir brevemente qual o efeito de cada uma no nosso cérebro, lembrando que esses valores complexos, como "confiança" ou "amizade", decorrem de uma união de instinto com cultura (por exemplo ao associar o azul e rosa com masculino e feminino). Se quiser dar uma olhada em exemplos enquanto lê, esse site tem vários deles.
Preto:
Forte, estável, profissional, direto
Usado principalmente por empresas de esporte, moda, construção e tecnologia. 
Poderoso e ágil, o preto é sinônimo de produtos de luxo, e está associado à solidez e simplicidade.

Verde:
Natural, orgânico, calmo, com boas energias.
Usado principalmente pela medicina, exército, ONGs e empresas de negócios sustentáveis.
Associado à riqueza e natureza, é a cor mais fácil para os olhos processarem, o que a faz relaxante.

Azul:
Confiança, paz, segurança, confiança
Usado principalmente na indústria médica, governamental, tecnológica, de transportes e corporativa (como advogados ou multinacionais).
Cria a sensação de confiança e segurança, sendo quase sempre associado à bancos e empresas de negócio, ou marcas jovens, com o intuito de representar experiência.

Laranja: 
Confiante, intenso, imperativo, amigável
Usado por provedores e empresas que cobram assinaturas, a cor é geralmente associada com ordens, como "Compre", "Assine" ou "Ligue djá", assim como por meios de comunicação.
Misturando a expansão do vermelho com a alegria do amarelo, a cor é amigável e sugestiva.

Rosa:
Feminilidade, beleza, romance.
Usado em campanhas publicitárias, moda, cosméticos e esportes.
Romântico e leve, o rosa é geralmente associado à marcas femininas que querem parecer jovens.

Amarelo:
Memorização, atenção, alegria, otimismo, prontidão
Usado por lanchonetes e outros ramos da indústria alimentícia e postos de gasolina, além de para sinalizar promoções e ofertas.
O amarelo, como no semáforo, chama a atenção de quem passa por anúncios.

Vermelho: 
Energia, paixão, sexo, violência
Usado por lanchonetes, cosméticos, moda e esportes.
O vermelho acelera os batimentos e cria uma sensação de urgência, frequentemente usado (junto com o amarelo) em sinais de liquidação ou pra produtos que envolvam imagens eróticas (quase tudo, hoje em dia).

No geral, o sexo também define a escolha da cor. Mulheres amam azul, roxo e verde, e odeiam laranja, marrom e cinza. Já os homens amam azul, verde e preto, e odeiam marrom, laranja e roxo.

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