Então
pra entender o que as marcas querem causar em você quando escolhem uma
cor, vamos definir brevemente qual o efeito de cada uma no nosso
cérebro, lembrando que esses valores complexos, como "confiança" ou
"amizade", decorrem de uma união de instinto com cultura (por exemplo ao
associar o azul e rosa com masculino e feminino). Se quiser dar uma
olhada em exemplos enquanto lê, esse site tem vários deles.
Preto:
Forte, estável, profissional, direto
Usado principalmente por empresas de esporte, moda, construção e tecnologia.
Poderoso e ágil, o preto é sinônimo de produtos de luxo, e está associado à solidez e simplicidade.
Verde:
Natural, orgânico, calmo, com boas energias.
Usado principalmente pela medicina, exército, ONGs e empresas de negócios sustentáveis.
Associado à riqueza e natureza, é a cor mais fácil para os olhos processarem, o que a faz relaxante.
Azul:
Confiança, paz, segurança, confiança
Usado
principalmente na indústria médica, governamental, tecnológica, de
transportes e corporativa (como advogados ou multinacionais).
Cria
a sensação de confiança e segurança, sendo quase sempre associado à
bancos e empresas de negócio, ou marcas jovens, com o intuito de
representar experiência.
Laranja:
Confiante, intenso, imperativo, amigável
Usado
por provedores e empresas que cobram assinaturas, a cor é geralmente
associada com ordens, como "Compre", "Assine" ou "Ligue djá", assim como
por meios de comunicação.
Misturando a expansão do vermelho com a alegria do amarelo, a cor é amigável e sugestiva.
Rosa:
Feminilidade, beleza, romance.
Usado em campanhas publicitárias, moda, cosméticos e esportes.
Romântico e leve, o rosa é geralmente associado à marcas femininas que querem parecer jovens.
Amarelo:
Memorização, atenção, alegria, otimismo, prontidão
Usado por lanchonetes e outros ramos da indústria alimentícia e postos de gasolina, além de para sinalizar promoções e ofertas.
O amarelo, como no semáforo, chama a atenção de quem passa por anúncios.
Vermelho:
Energia, paixão, sexo, violência
Usado por lanchonetes, cosméticos, moda e esportes.
O
vermelho acelera os batimentos e cria uma sensação de urgência,
frequentemente usado (junto com o amarelo) em sinais de liquidação ou
pra produtos que envolvam imagens eróticas (quase tudo, hoje em dia).
No
geral, o sexo também define a escolha da cor. Mulheres amam azul, roxo e
verde, e odeiam laranja, marrom e cinza. Já os homens amam azul, verde e
preto, e odeiam marrom, laranja e roxo.
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