sexta-feira, 25 de abril de 2014

10 formas de arruinar o lançamento do seu disco

image
O lançamento de um novo disco requer um grande planejamento, que vai muito além da preocupação sobre quais músicas entram em cada faixa, onde será o show de lançamento e quais cidades você passará em turnê.
Se você não ficar esperto, você pode ter prejuízos irreparáveis na imagem da sua carreira musical e também no seu bolso. Veja aqui os 10 piores erros que você pode cometer nesse momento (e, claro, formas de contorná-los).
Texto escrito por Chris Seth Jackson, para o Music Think Tank
Traduzido por Suelen Pessoa e David Dines

image
Estou preenchendo a vaga de baixista numa banda que está se preparando para lançar um novo CD. Quando sou apenas um contratado, tendo a ficar sentado no banco de trás dos negócios da banda. No entanto, às vezes eu simplesmente não consigo manter a minha boca fechada.

Neste caso, os caras estavam discutindo detalhes de seu próximo lançamento do CD, e eu tive que me meter. Aqui está um texto baseado tanto na minha experiência com a minha antiga banda quanto em algumas conversas bêbadas com várias outras bandas ao longo dos anos.


Erro # 1: Encomendar muitos CDs

Se você se pegar dizendo: “Legal! Nosso álbum está gravado. Vamos prensar 1000 CDs!”, vá tomar um banho frio e estapeie sua própria cara duas vezes. A realidade ao prensar muitos discos é acabar tendo uma caixa com algumas centenas deles juntando poeira em uma prateleira alguns anos mais tarde. Pior, você vai estar sem dinheiro, já que você não recuperou os custos de produção.

Vamos analisar o que MIL CDs significam: você fez um show de lançamento do CD na sua cidade e vendeu 50 cópias. Ótimo! No entanto, você toca de novo no próximo mês na sua cidade e vende, talvez, um CD. O que houve? Bem… os fãs de sua cidade já compraram o seu CD e agora estão à espera de seu próximo lançamento. Agora você tem 949 CDs que você precisa vender.

Ok, então você só precisa fazer uma turnê, certo? Na minha experiência, você pode ter boas noites onde você vende 10 CDs fora de sua cidade. Mas eu, definitivamente, fiz shows em que vendi nenhum. Então você faz uma turnê de 10 dias e vende entre 50 e 100 CDs, se tiver sorte. Ótimo! Bem, agora todo mundo tem o seu CD. Na sua próxima vez nesses mesmos lugares, essas pessoas não vão comprar novamente. Eles estão à espera de seu próximo lançamento.

Agora você tem 849 CDs e uma grande batalha para vender o restante. Você gastou, pelo menos, R$ 5 mil e talvez você tenha de volta uns R$ 2 mil em vendas. Tá entendendo onde quero chegar? Você, basicamente, se colocou em uma situação financeira ruim.

A forma inteligente de fazer isso é pedir apenas 100 CDs*** [NT: veja nota sobre a realidade brasileira no final do texto]. Você sempre pode pedir mais depois, mas pelo menos você vai ter o dinheiro para fazer! E se você está vendendo CDs que nem água, por via das dúvidas, peça logo 1000! Entretanto, teste a água antes de mergulhar. É uma merda quando a água é rasa e rochosa.


Erro # 2 . Imprimir os CDs você mesmo

Eu imprimi os CDs para a minha antiga banda em uma impressora jato de tinta. Eu pensei que ia ser uma economia de dinheiro e ainda pagaríamos de “cool” pelo método faça-você-mesmo. E eu poderia imprimir sempre que quisesse!

Oh, merda, ficou uma bosta. E eu tenho certeza que perdi dinheiro. E horas do meu tempo que eu não posso recuperar.

Eu tenho essa impressora jato de tinta e comprei um monte de CDs e cases. Depois de perder um longo tempo tentando fazer com que a maldita arte coubesse na caixinha, percebi que demoram algumas horas para simplesmente imprimir 25 a 50 CDs. Não só isso, você precisa deixar secar por 24 horas. O chão do meu apartamento ficou coberto com CDs secando.

Então, depois de 100 CDs, a maldita impressora quebrou. Bem, lá fui eu desembolsar mais uns R$ 500 para uma impressora nova. Além disso, depois de imprimir 25 a 50 CDs, acaba a tinta. E essa tinta é cara.

Após orçar, eu percebi que estava gastando cerca de R$ 10 por CD e perdendo horas da minha vida. Estávamos vendendo os CDs por apenas R$ 12, então eu estava me matando por um lucro de R$ 2.

Pior, as impressões a jato de tinta tendem a borrar. Impressões profissionais têm um verniz para evitar manchas.

Meu conselho: use o Duplication do CD Baby***. Você vai economizar dinheiro, economizar tempo e aumentar a qualidade. E NUNCA use aquelas etiquetas autocolantes. Se alguma delas dá uma bolha de ar, poderia desestabilizar e arruinar o CD player de alguém. Você quer destruir os CD players de seus fãs?

image
[imagem: agatatec.com.br]


Erro # 3 . Marcar o show de lançamento do disco sem estar com o disco pronto

Você precisa ter seus CDs na mão antes mesmo de pensar em reservar o local do show de lançamento. Confie em mim. Eu não consigo nem contar o número de bandas que fizeram o show de lançamento do CD sem um único maldito disco para mostrar. Vergonhoso!

Tantas coisas podem dar errado… A arte está errada e todos os discos estão fodidos. Um ex-membro processa a banda por royalties sobre essa versão. O vocalista ficou de fazer o pedido na fábrica e só lembrou em cima da hora.

Até que você tenha fisicamente os CDs na mão, não faça “show de lançamento”. E, definitivamente, não faça a turnê de lançamento!



Erro # 4 . Não encomendar os CDs com a antecedência necessária

Como mencionado acima, você precisa saber quanto tempo leva para os seus CDs chegarem prontos da fábrica. Isso pode levar algumas semanas. Se você está contando com que seus CDs estejam em algum lugar em determinada data, faça o pedido semanas antes. Conte com um tempo a mais para contornar erros da produção também.

Se você for montar banquinha para vender seus produtos nos shows, não espere até o último minuto para pensar nisso. É realmente idiota sair em turnê sem nenhum disco para vender ou dar para novos fãs em potencial. Eu fui um dos idiotas.



Erro # 5 . Complicar demais a arte do disco

Questões da capa do disco nunca foram um problema para mim, mas eu ouço tantas bandas com seus lançamentos bastante atrasados por causa da arte: imagens em formatos errados; o designer recebe o logotipo em jpg; o baterista realmente não gosta desse tom de marrom.

Simplifique e pesquise. Conheça as dimensões exatas e formatos para a sua capa. A arte é importante, mas não deve ser o fator que o impede de levar a sua música para as pessoas.

Ah, designers e fotógrafos gostam de ganhar uma coisa chamada dinheiro. Eles não estão fazendo isso de graça, só porque você é uma banda legal! Se você não tiver dinheiro para pagar, isso é outra coisa que vai atrasar o seu trabalho.



Erro # 6 . Não ter estratégia digital

Bandas fazem um esforço extraordinário para lançar um CD, mas, em seguida, deixam a peteca cair na hora de montar um plano integrado ao lançamento digital. Essas músicas têm de ser disponibilizadas por todos as distribuidoras digitais e serviços de streaming ao mesmo tempo do lançamento do CD.

Um fã em um show pode não comprar o seu CD hoje, mas pode ir ao iTunes no dia seguinte. Sua música está lá para ele?

Além dos principais pontos de distribuição digitais, sua banda tem uma estratégia digital direct-to- fan? Usando um serviço como o Bandcamp, Topspin ou ainda o Paypal, você pode vender suas músicas digitais diretamente no seu site (você tem um, certo?). Além disso, os potenciais fãs descobrem a música através de serviços de streaming. Por exemplo, eu estou ouvindo Last.fm agora, e eu comprei alguns álbuns que eu descobri por lá.



Erro # 7. Não ter nenhuma estratégia de lançamento

Então você fez todo mundo ficar muito animado com o lançamento do álbum, certo? Você fez um monte de vídeos teaser e “vazou” algumas amostras, não foi? Poucas bandas fazem.

Você precisa construir emoção para essa coisa! Tweet entre as sessões de gravação. Faça um pequeno vídeo de bastidores com a sua banda no estúdio para o YouTube. “Ei, adivinhem? Temos algumas músicas que você nunca nos ouviu tocar ao vivo antes!”.

Construa um buzz. Tenha uma estratégia que aumente gradualmente esse burburinho em um frenesi. Você está animado, mas a excitação está realmente passando para seus fãs?



Erro # 8. Não ter nenhuma estratégia pós-lançamento

Finalmente, você fez o seu show de lançamento do disco. E agora? Hummm… fazer mais shows, eu acho?

Seu show de lançamento é apenas o começo. Com a sua música você precisa de ações diversas. Quantos vídeos você vai fazer? Você está criando relacionamentos com blogueiros de música? Qual a porcentagem de seus CDs são promocionais (“grátis”, na linguagem dos negócios)? Você tem um plano para manter o buzz sobre este álbum e aumentar o seu público? Você precisa de algo que mantenha as pessoas interessadas em você e fazê-las espalhar a palavra sobre a sua música. Qual é o seu plano até o próximo disco? Quando sai o próximo lançamento?


Erro # 9. Não se preocupar com direitos e licenciamento

Proteja os direitos autorais de sua música. Tecnicamente, você tem um direito resguardado, uma vez que o crédito é colocado em meio físico ou digital (tanto no CD quanto no seu site), mas os advogados são pessoas complicadas. Se alguém rouba uma coisa sua, mas eles têm um direito autoral registrado sobre aquilo, a pessoa pode parecer mais legítima do que você no tribunal. Você pode perder os direitos sobre suas músicas.

Além dos direitos autorais, você deve preparar a sua música para licenciamento no cinema, publicidade, rádio e streaming. Você quer ter sua música cadastrada em alguma entidade de autor para que você possa começar imediatamente a receber dinheiro nos serviços que podem te pagar pela execução pública. Se você não tiver registrado na UBC, Abramus ou alguma outra entidade, você pode estar perdendo oportunidades. A música é a última coisa que os filmes e programas de televisão precisam em um cronograma apertado. Se você não der a eles as garantias legais para tocar suas músicas, eles vão escolher outra banda que dê.


Erro # 10. Não ter contrato sobre royalties

Você deve saber exatamente quem deve receber qual percentual de royalties a partir de seu álbum e das canções individuais. Se um membro deixa a banda, ele vai querer o quinhão devido sobre o que fez no disco. Se você não tem um contrato que esclareça como tudo é dividido, você pode ter problemas legais. Você vai gastar milhares de reais na gravação, mas não algumas centenas em um advogado?

É melhor pensar nisso quando todos os membros da banda estão felizes. Minha antiga banda tem um álbum inteiro que não pode ser lançado porque tivemos problemas com o baterista. Ele não estava dando certo, por isso o expulsamos da banda. Ele ficou extremamente chateado e se recusou a nos permitir usar qualquer uma das faixas que ele gravou. Nós até oferecemos dinheiro, mas ele não quis saber. Voltamos a ser amigos, mas o disco está morto e enterrado.

___________________________________________________
*** Aqui no Brasil, existem algumas dificuldades para encomendar menos de mil CDs de uma vez. As fábricas brasileiras colocam esse número como a menor tiragem a ser prensada, e quantidades abaixo disso só são possíveis nas duplicadoras, que cobram preços unitários que inviabilizam muitos projetos.

Uma solução seria prensar fora do país, através de sites que oferecem esse serviço em menor quantidade. Fizemos um orçamento de teste no Duplication do CD Baby e, para imprimir 500 CDs com capinha de envelope laminado, o custo total é de US$ 1.016,82, já com o frete.

Ou seja, cada CD sai a R$ 4,50 já impresso, com capa e entregue na sua casa!

(Fizemos o orçamento em 19 de abril de 2014, o dólar a R$ 2,23.)

Se alguém souber de alguma opção no Brasil que fique mais barato que isso - para menos de mil cópias -, deixe aí nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário