quinta-feira, 17 de abril de 2014

Por que personagens de cereal sempre olham pra baixo?



 


Já percebeu que os personagens de caixas de cereal quase sempre estão olhando pra baixo? Isso não é sem querer. De acordo com pesquisas recentes, a angulação dos olhos desses personagens é feita tendo em mente que as prateleiras de um supermercado ficam acima da altura de uma criança de altura regular, e, ao olhar pra baixo, ativariam o contato visual com os potenciais consumidores.



De acordo com as pesquisas, o contato visual aumenta em 16% a escolha da marca

As descobertas foram feitas pelos pesquisadores Aner Tal e Brian Wansink, analisando 85 diferentes personagens de cereais em 10 diferentes lojas de Nova York. O projeto foi batizado "Psicologia das caixas de cereal" e teve como foco analisar a o impacto do contato visual na escolha da marca. Posteriormente, 63 universitários foram avaliados em sua receptividade à dois tipos de caixas: uma em que havia contato visual, e outra que não. A que fazia contato teve um nível 16% maior de aprovação, o que comprova o ponto de vista dos pesquisadores, mas que, pelo número de participantes, não é suficiente para tirar conclusões. Mas que o olhar é sempre assim, é:





Já para cereais com menos açúcar e voltados para a saúde, que visam um público adulto, as embalagens costumam olhar reto, o que concordaria novamente com a pesquisa de Aner e Brian. Afinal, já que os adultos estão na mesma altura que as prateleiras, para chamar a atenção deles não faria sentido colocar os personagens olhando para baixo. Portanto, quando você vir esse personagens cartoonescos de cereais com grandes olhos brancos, já sabe que não é meramente uma questão estética, e sim uma estratégia de venda.



Essa foto não é muito instigante, não, o cereal parece torresmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário