Já
percebeu que os personagens de caixas de cereal quase sempre estão
olhando pra baixo? Isso não é sem querer. De acordo com pesquisas
recentes, a angulação dos olhos desses personagens é feita tendo em
mente que as prateleiras de um supermercado ficam acima da altura de uma
criança de altura regular, e, ao olhar pra baixo, ativariam o contato
visual com os potenciais consumidores.
De acordo com as pesquisas, o contato visual aumenta em 16% a escolha da marca
As
descobertas foram feitas pelos pesquisadores Aner Tal e Brian Wansink,
analisando 85 diferentes personagens de cereais em 10 diferentes lojas
de Nova York. O projeto foi batizado "Psicologia das caixas de cereal" e
teve como foco analisar a o impacto do contato visual na escolha da
marca. Posteriormente, 63
universitários foram avaliados em sua receptividade à dois tipos de
caixas: uma em que havia contato visual, e outra que não. A que fazia
contato teve um nível 16% maior de aprovação, o que comprova o ponto de
vista dos pesquisadores, mas que, pelo número de participantes, não é
suficiente para tirar conclusões. Mas que o olhar é sempre assim, é:
Já
para cereais com menos açúcar e voltados para a saúde, que visam um
público adulto, as embalagens costumam olhar reto, o que concordaria
novamente com a pesquisa de Aner e Brian. Afinal, já que os adultos
estão na mesma altura que as prateleiras, para chamar a atenção deles
não faria sentido colocar os personagens olhando para baixo. Portanto,
quando você vir esse personagens cartoonescos de cereais com grandes
olhos brancos, já sabe que não é meramente uma questão estética, e sim
uma estratégia de venda.
Essa foto não é muito instigante, não, o cereal parece torresmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário