quarta-feira, 7 de maio de 2014

18 coisas que as pessoas criativas fazem diferente


A criatividade se manifesta de forma misteriosa. Pensamento criativo todos temos, porém uns expõem mais, outro menos. Ela, por sua vez, é muito mais duradoura e marcante, mas também pode mudar de acordo com o contexto e situação. Criatividade não é somente ter novas ideias, é saber utilizar da melhor maneira possível, pois assim como ela aparece, também pode desaparecer em questão de segundos.
Vocês lembram da teoria da divisão do cérebro em hemisférios direito e esquerdo que nos leva a pensar de diferentes formas (a teoria de que o lado esquerdo do cérebro = pensamento racional e analítico e o lado direito = pensamento criativo e emocional)? Hoje, porém, segundo a neurociência, a criatividade vai além de tudo isso. Ela reúne vários processos cognitivos, caminhos neurais e emoções e mesmo assim não temos toda a dimensão de como a mente imaginativa funciona.
Na psicologia, costuma-se dizer que as pessoas com maior criatividade são difíceis de se definir, isso porque além de serem mais complexos, não gostam de seguir regras e rotinas.  E mais, pessoas com imaginação aguçada tem mentes mais ‘bagunçadas’.
“O autoconhecimento é de fato difícil para pessoas criativas, pois o ser criativo é mais complexo do que o não criativo”, afirmou Scott Barry Kaufman, psicólogo da New York University, que passou vários anos pesquisando a criatividade, em entrevista ao The Huffington Post.
Apesar dessa confusão de informações, e de não sabermos ao certo como se define uma personalidade criativa “padrão“, existem algumas características e comportamentos comuns às pessoas altamente criativas. Veja 18 coisas que elas fazem diferente.
1. Elas sonham acordadas
Lembram daquela frase “Pára de sonhar acordado”? Muito pelo contrário, sonhar acordado não é perda de tempo para quem é criativo. Viajar demais traz novas ideias, pois no final dessa “viagem” mental, as conclusões poderão ser as melhores e podem auxiliar nas novas ideias. Segundos os neurocientistas, sonhar acordado ativa os mesmos processos cerebrais associados à imaginação e à criatividade.
 2. Elas observam tudo.
Captar o máximo de informações possíveis, pois nada se perde. Um gesto, uma frase, uma imagem, tudo, futuramente poderá ser bem útil. Até porque, não é atoa que sempre temos um caneta e um bloco na mão, não é mesmo?!
 3. Elas trabalham no horário que é melhor para elas.
Rotina? Horários? Isso nunca dá certo, acredite. Criativo, não tem a melhor ideia em horário comercial ou em algum outro horário definido, isso é fato. Eles, por sua vez,gostam de poder trabalhar no horário que quiser, até mesmo na madrugada,  pois sabemos que no final, a produção e o resultado, garantirá um bom êxito.
 4. Elas separam um tempo para a solitude.
Os criativos, normalmente reservam um tempo para ficar sozinho, para poder produzir melhor. Isso, envolve também o sonhar acordado. Estar sozinho, permite que eles, viagem, cada vez mais em novas ideias. “Você precisa estar atento àquele monólogo interior para que possamos expressá-lo”,  como já dizia o psicólogo existencial americano, Rollo May.
5. Elas conseguem transformar os obstáculos em algo bom
Nós como pessoas, sempre temos grandes histórias, boas ou ruins. Porém, os criativos, também se inspiram nas coisas ruins. Para eles, as coisas mais doloridas e tristes, também poderá ser motivo para uma grande ideia. Muitas pessoas conseguem usar as dificuldades da vida e os traumas da infância e juventude para o crescimento criativo.
6. Elas buscam novas experiências
Conhecer pessoas novas, expor ideias, ouvir, debater,  buscar novas experiências. Ter novos conhecimentos, além de abrir ainda mais a nossa mente, desperta novos sentimentos, abertura à fantasia e imaginação.
7. Elas aprendem com os erros
Muito mais do que buscar das coisas ruins, inspirações, é aprender com os erros. Errar, errar e errar, para que então assim possa se aprender e mais, para que o trabalho criativo dê certo. “Pessoas criativas falham e aquelas que são muito boas falham com frequência”, conta o colunista da revista Forbes Steven Kotler. Então, não se preocupe em errar, pois é com eles, que se aprende e se cria, ainda mais.
8. Elas fazem as perguntas mais complexas
Curiosidade desperta criatividade? Claro. Quanto mais perguntas, mais conhecimentos, mais ideias e criatividade. Criativos, por sua vez, por serem observadores, em conversas e grandes reflexões, o que fazem destes, fazer perguntas cada vez mais complexas.
9. Elas observam as pessoas
Lembram sobre o que eu falei, e observar tudo? Mais do que tudo, as pessoas geralmente são o principal alvo. Gestos, emoções, características e  falas, fazem com que o criativo fique horas e horas observando as pessoas, para inspirar novas ideias.
 10. Elas arriscam
Porque não, arriscar? Não tenha medo de expor as ideias, de arriscar. Ser tímido, nessa hora, é proibido. Aliás, vergonha não poderá estar nunca associada a palavra criatividade, afinal, a sua ideia é criada a partir de uma junção de inspirações e isso lhe pertence. Arriscar é ter não ter medo de errar.
11. Elas encaram a vida toda como oportunidade de auto-expressão.
“A expressão criativa é uma auto-expressão”, diz Kaufman. “A criatividade nada mais é do que uma expressão individual de suas necessidades, desejos e singularidade”. Pessoas criativas tem buscam constantemente oportunidades de auto-expressão no dia a dia.
12. Elas seguem suas verdadeiras paixões
Criativos não precisam fazer coisas por seu reconhecimento ou recompensa, eles fazem porque simplesmente são movidos por um desejo interno. “Pessoas potencialmente criativas escolhem e podem se envolver de forma apaixonada em problemas desafiadores e arriscados que geram um forte sentimento a partir da habilidade de usarem seus talentos”.
13. Elas tentam pensar de forma diferente
Pensar diferente, mais um ponto que também está ligado ao “sonhar acordado”. Pensar além do que podemos pensar, explorar, da melhor maneira possível,  pode ajudar muito, no processo de trabalho criativo. Isso, também pode ser chamado de ‘distanciamento psicológico’, que é assumir o ponto de vista de outra pessoa ou pensar sobre uma questão como se ela não fosse real ou conhecida.
14. Elas perdem noção do tempo
Cantar, dançar, escrever ou falar, tudo isso, não nos toma muito tempo, mas esteja certo de que perdemos sim, a noção dele. Todas essas coisas, de alguma forma, nos deia em um estado mental “otimizado”, o que nos faz esquecer de todo o resto. De uma certa forma, passamos a nos concentrar de uma forma totalmente diferente, a fim de alcançar um estado mais aguçado de concentração e calma, sem fazer maiores esforços. Isso, também é chamado de “Estado de fluxo”.
Criativos podem entrar no estado de fluxo quando está desempenhando uma atividade que gosta, mas que também lhe desafia – como qualquer bom projeto criativo faz.
15. Elas vivem rodeadas de coisas belas
Pessoas criativas geralmente tem bom gosto, e consequentemente, gostam de estar cercadas de coisas bonitas, incluindo a música e a arte.
16. Elas ligam os pontos
Ligar os pontos e poder ver as coisas de um outro ângulo. Analisar, com um simples olhar. Criativos, tem essa habilidade: poder enxergar possibilidades onde outros não enxergam.
Como dizia Steve Jobs: “A criatividade é simplesmente conectar as coisas. Quando você pergunta às pessoas criativas como elas fizeram alguma coisa, eles sentem-se um pouco culpadas, pois na verdade não fizeram de fato, apenas viram algo. Depois de um tempo a coisa ficou óbvia. Isso aconteceu porque eles conseguiram fazer a ligação entre as experiências que já tiveram e então sintetizaram coisas novas”.
17. Elas estão sempre ‘agitando’ as coisas
Criativos, sempre muitos agitados, buscando novas experiências e conhecendo coisas novas, evitam qualquer coisa que torne a vida mais monótona ou corriqueira
“As pessoas criativas têm uma maior variedade de experiências e a rotina acaba assassinando a diversidade de experiências”, diz Kaufman.
18. Elas separam tempo para reflexão
Ter não somente a mente aberta para novos conhecimentos, mas também focada em qualquer coisa que faz, também é muito importante. Cada criativo tem seu modo de refletir, mas alguns deles, escolhem a meditação como forma para tingir o estado de criatividade máxima de suas mentes. Porém, cada um pode separar o seu tempo e sua forma para esse “descanso” mental, o importante, é que a reflexão seja feita, pois de fato aumentar a potência cerebral de várias maneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário